A embreagem é um dispositivo que fica entre o motor e a caixa de câmbio, responsável por levar a força produzida dentro do motor para a caixa de câmbio e, de lá, para as rodas. Basicamente, a embreagem é um instrumento que acopla e desacopla o motor do câmbio.
A embreagem também filtra as vibrações do motor e reduz os ruídos e desgastes dos componentes de transmissão. Três partes compõem o sistema: O rolamento da embreagem, o platô (formado pela carcaça da embreagem, pela placa de pressão e pela mola membrana) e o disco.
A embreagem atua sobre o atrito das peças. Quando um corpo desliza – ou tenta deslizar – sobre outro, cria-se uma força chamada atrito que tenta impedir este movimento. Quanto maior a compressão de um corpo sobre outro, maior é o esforço para vencer a força de atrito.
Funcionamento: Ao pisar no pedal, o disco da embreagem se desacopla do disco do volante (do motor) e dessa forma o torque que vai para a caixa de câmbio é interrompido. É um procedimento que leva menos de 1 segundo para ser realizado. E é nesse exato momento que você consegue efetuar as trocas sem “raspar” as marchas.