FILTROS

A IMPORTÂNCIA DOS FILTROS

Uma das preocupações recorrentes dos motoristas com a manutenção deve ser o cuidado com os filtros dos veículos. Filtro de óleo, de combustível, de Ar do Motor e Condicionado. Todos são importantes, em suas determinadas funções.

O filtro de óleo tem como responsabilidade eliminar impurezas, como partículas resultantes do desgaste do motor e derivadas da combustão. Grande parte das montadores aconselha a troca do filtro sempre que houver a de óleo, já que o filtro vencido pode permitir o depósito de impurezas, responsáveis por danificarem peças essenciais do motor.

No caso dos filtros de ar e de combustível, enquanto o primeiro deve diminuir a absorção de impurezas pelo motor, garantindo que somente ar livre chegue à câmara de combustão, o segundo tem a função de filtrar o álcool ou gasolina, antes de serem queimados. O prazo médio para troca geralmente indicado pelas montadoras é de 10 mil quilômetros.

Filtro de Óleo:

Muito conhecido no mercado da filtração automotiva, o filtro de óleo do motor é um item de alta importância para o perfeito funcionamento do veículo. Sua principal função é impedir a passagem de partículas indesejáveis (proveniente da fricção das peças) para dentro do motor evitando assim desgastes excessivos dos componentes internos durante

Filtro de Combustível:

O filtro de combustível liga o tanque de combustível ao motor e é classificado como item de segurança. Sua função é não permitir falhas no fornecimento de combustível ao motor para que não ocorra a interrupção do seu funcionamento. Esse tipo de filtro garante maior vida ao sistema de injeção e carburação, eliminando partículas indesejadas como pó,

Filtro de Ar do Motor:

Esse filtro é parte vital no processo de filtração ou bloqueio de partículas do ar indesejadas para o motor. Sua principal característica é reter as impurezas do ambiente externo deixando o motor em condições ideais para o perfeito funcionamento. Trocar o filtro de ar no momento certo evita ainda o consumo excessivo de combustível, o aquecimento do motor, a perda de potência e o aumento de gases poluentes pelo escapamento.

Filtro de Ar Condicionado/Cabine:

Este filtro é totalmente ligado à saúde dos ocupantes dos veículos. Sua principal função é reter impurezas contidas no ar como poeira, fuligem e gases, garantindo que o ar chegue mais puro ao interior dos veículos.

© Copyright 2018 - Desenvolvido por Design Wade - Creative Services